segunda-feira, março 17, 2008

Por que escondem?

A China oficial (às vezes penso que lá, o que não é oficial é ilegal) diz que os acontecimentos no Tibet são causados por baderneiros, criminosos separatistas. Informa oficialmente um número de mortos, contradizendo o que seria o extra-oficial, ou ilegal, muito mais alto e fornecido pelo governo tibetanos no exílio. Mas algo me intriga. Por que retirar do ar o YouTube (hoje o meio mais democrático de compartilhamento de vídeo)? Por que não permitir os sites de ONGs ligadas ao Tibet? Por que bloquear (para dizer o mínimo) os blogs? Por que não permitir a imprensa lá? Se estão tão certos de que o que ocorre no Tibet é algo criminoso e que combatem com “racionalidade”, por que não nos exibir as imagens, não permitir que os tibetanos de lá falem? Por que suprimir ou impedir a liberdade de informação, de expressão? O que escondem? E por que?

Parece que uma das primeiras atitudes do país sede dos Jogos Olímpicos e dragão da economia mundial foi fechar as cortinas. Aqueles milicos de M têm medo. Tenho certeza que a maioria dos mais de 1 bilhão de chineses, se lhes fosse dado o direito de informação e expressão (e subsídios para uma análise crítica dos acontecimento) não concordariam com os atos de seu governo.

É isso. Os comunas capitalistas têm medo de seu povo. Não estão nem aí para a opinião internacional. Devem rir de cada matéria que os critica. É claro. Para que ter medo, uma vez que têm o respaldo dos governos estrangeiros e das grandes empresas que visam as vantagens econômicas daquele grande país que “decidiu” consumir.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...