quinta-feira, março 27, 2008

Just Another Emperor?

É notória a importância que tem a ajuda de instituições, empresas e pessoas em casos de catástrofes naturais e aquelas causadas pelo homem. Fome, doenças, em diversas partes do mundo são combatidas em parte pela ajuda externa ou interna de organizações voltadas a esse propósito. É a filantropia, a caridade.

Mas começa a surgir uma visão capitalista da filantropia, ou uma postura capitalista de organizações voltadas a esse fim. Seria uma espécie de filantrocapitalismo. Os que defendem a idéia dizem que a aplicação de princípios comum aos negócios pode ser combinada com a busca pela transformação social. Até onde isso é válido? Quais seriam os riscos, os interesses? Seria uma nova forma de imperialismo?

É sobre isso que fala o livro Just Another Emperor? Myths and Realities of Philanthrocapitalism, de Michael Edwards. Disponível para download aqui ou aqui.


Just Another Emperor? The Myths and Realities of Philanthrocapitalism © 2008
Michael Edwards, Demos: A Network for Ideas & Action, The Young Foundation

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...