terça-feira, abril 08, 2008

Simonal - Ninguém sabe o duro que dei



Como é que pode o Rei do Suingue ser condenado ao ostracismo por falta de jogo de cintura?! Pois é...esse é o paradoxo que marcou a vida de um dos maiores artistas da música brasileira: Wilson Simonal. "Alegria, Alegria" era o bordão desse cantor negro que orquestrava platéias gigantescas. O dom que ele tinha em dominar as massas, lhe faltou na hora de lidar com o sucesso. Simonal era subversivo e carismático ao mesmo tempo, sendo mal interpretado numa época em que tudo era analisado com radicalismo: ou você era da Direita Perversa ou da Esquerda Intolerante. No meio desse tiroteio de ideologias, Simonal foi vitima das duas correntes. O precursor da musica POP Brasileira, interprete da Pilantragem (estilo de musica debochado e malandro da época), perdeu o rebolado quando não teve habilidade em lidar com o suposto roubo de seu contador. O menino negro e pobre, filho de empregada domestica, que alcançou o sucesso graças ao seu talento, viu tudo desmoronar...julgado e renegado pelos seus colegas de trabalho e pela mídia, num boicote que durou mais de duas décadas. (texto extraído do Youtube)


Eis um filme-documentário que gostaria de assistir. Produzido pelo "Casseta" Cláudio Manoel, em parceria com Micael Langer e Calvito Leal, o filme estreou em Março deste ano no festival "É Tudo Verdade".

Só ouvi falar de Wilson Simonal um ou dois anos após de sua morte em 2000. Foi num show de seus filhos, Max de Castro e Wilson Simoninha, no Canecão. Um ótimo show! Depois eu ficava sempre pensando: se ninguém contesta o talento de Simonal, por que o ostracismo? Talvez o documentário, que não tem o objetivo de defender nem acusar, traga alguma luz. Condenação? Justa ou injusta? Racismo? Paranóia "ditatorial"? Inveja? Queda normal após glorioso sucesso? Sei lá.

Só espero que os produtores consigam o merecido patrocínio para que o filme seja distribuído. Possibilitando que mais pessoas conheçam um pouco da história. Enquanto isso, é possível conhecer um pouco do artista Wilson Simonal com os diversos vídeos postados no Youtube. Como este abaixo, de 1970, quando o astro dividiu o palco com uma estrela, Sarah Vaughan. O Cosmo!


Um comentário:

Mário disse...

O que fizeram com o Simonal foi uma das maiores sacanagens já vistas nesse país. A patrulha ideológica dos "tolerantes" de esquerda, que hojem acorrem atrás dos trocados das indenizações, acabou com a carreira de Wilson Simonal. O filho dele deveria requerer ao senhor Ziraldo e a outros tantos indenizados a reparaçaõ devida ao ostracismo em que seu pai foi mergulhado por conta da intolerância desses nossos "heróis democráticos".

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...