quarta-feira, abril 02, 2008

A questão do imigrante nos EUA

Um texto curto no NY Times (How Immigrants Saved Social Security - Como os Imigrantes Salvaram a Seguridade Social) mostra como é complexa a questão da imigração, legal ou não, nos EUA quando relacionada ao sistema de Seguridade Social daquele país. Salvo devidas proporções, creio que a idéia se aplicaria a outros países.

Segundo o texto, que bem frisa não defender a ilegalidade, uma análise do Relatório Anual de Seguridade Social de 2008, divulgado semana passada, mostraria que a imigração ilegal é de certa forma melhor que a imigração legal.

A explicação é simples: o "legal" ao trabalhar recolheria impostos e teria direitos a usufruir (lê-se: custo para o governo); já o "ilegal", ao trabalhar, também seria taxado, porém não teria benefícios sociais posteriores (lê-se: menos despesas para o governo, lucro).

Além disso, o texto aponta o fator da idade e natalidade, uma vez que o imigrante ilegal normalmente entra no país mais novo, e tem mais filhos, que serão trabalhadores e pagarão impostos. Mais trabalhadores e menos aposentados.

American dream?!

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...