sábado, abril 26, 2008

© JONATHAN SHAPIRO. 25-4-2008
Zapiro (sempre uma ótima charge). Clique aqui para outras


Essa charge representa um governante que não quer largar o osso. Robert Mugabe, do Zimbábue, ocupa o mais alto posto daquele país há mais de duas décadas. Nas últimas eleições, cujos resultados não foram divulgados até agora, por pressão dele e dos seus comparsas, tudo indica que ele perdeu. Começou perdendo cadeiras no parlamento, isso já indicava a insatisfação de um povo martirizado por uma inflação que já é a maior do mundo.

Observando tudo isso, estão os chamados líderes mundias, coniventes com posturas ditatoriais que desreipeitam direitos humanos para manutenção do poder a qualquer custo. Representando essa turma, a charge mostra o presidente da África do Sul, observando tudo numa postura não-intervencionista como manda a boa "diplomacia" [transcrição da fala "Bob, old chap, I don´t mean to interrupt, but... um... when you do have a minute..."].

Esse enredo recentemente ganhou outro ingrediente, colocado à mesa pelo país sede dos jogos Olímpicos. Trata-se de uma encomenda feita por Mugabe, um navio lotado de armas e munições. Para quê num país onde boa parte do povo não consegue mais comprar o pão de cada dia? Ora, povo faminto é povo insatisfeito. Insatisfação gera protestos que, num país comandato por um ditador que parece não ter mais nada a perder aos seus oitenta e tantos anos, é tratato com violência.

Ah, quem está apanhando é a oposição mas, por tabela, o povo, que pede socorro.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...