sexta-feira, agosto 03, 2007

'Vuelve la guerra de las favelas'

Título de reportagem do espanhol El Pais sobre o fim da trégua na batalha entre traficantes e policiais (população à margem) no Rio de Janeiro. Fim do PAN, recomeço do pan pan pan. Foi mesmo um momento de paz. Os jogos poderiam durar eternamente. Mas o que é bom dura pouco e estamos de volta à realidade. Operações nas comunidades, chacinas, balas perdidas. É guerra!

Enquanto isso a Força Nacional de Segurança (FN) continua acampada em condições de extrema precariedade. Situação que dura mais de dois meses. Mas uma coisa em comum com a guerra. A edição on-line do Jornal Extra traz um vídeo (mais um) feito pelos integrantes da FN onde podemos ver como o Estado vem cuidando da segurança. O vídeo me fez lembrar a universidade onde estudo, com infiltrações, banheiros interditados (total ou parcialmente). É o Estado cuidando da Educação, da Segurança, da Saúde. Assim é complicado.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...