sexta-feira, agosto 03, 2007

A evidência

Crianças. Futuro da humanidade. Prova viva do que acontece hoje e, ao mesmo tempo, do reflexo que tal acontecimento tem ou terá no amanhã. Sinceridade, espontaneidade, honestidade. Reflexo. Resultado. Produto. Prova.

A organização britânica Waging Peace (Promovendo a Paz) que, dentre outras coisas, luta em prol das vítimas em Darfur, no Sudão, fez um trabalho junto às mulheres daquela região, para que expusessem sua visão do conflito, seus temores, suas dores, para que denunciassem as atrocidades. Uma vez que o governo sudanês, segundo informações, sistematicamente intimida as organizações humanitárias, além de apoiar a milícia e seu exército que promovem o massacre e, claro, cala a população. "You have to be our voice. We don't have a voice" (Você tem de ser nossa voz. Nós não temos voz). Era a resposta de muitas das mulheres entrevistadas, a maioria tendo perdido seus maridos de forma brutal, assim como seus filhos mais velhos, numa região onde o estupro é arma de guerra.

Enquanto as mulheres eram entrevistadas, foi pedido a suas crianças que desenhassem seus sonhos, suas percepções. Embora não saibam ler nem escrever, podem desenhar. E os desenhos (cerca de 500) acabaram por representar a prova mais contundente do que está acontecendo naquela região sudanesa, onde mais de 100 pessoas morrem diariamente, onde cerca de 200 mil já morreram desde 2003, onde cerca de 2,5 milhões buscam refúgio nas fronteiras, (sobre)vivendo em condições críticas, onde o genocídio se perpetua uma vez que a morte também se dá em conseqüência da fome, de doenças diversas, e pela AIDS fruto dos estupros constantes.

As crianças deram a prova. Tornam-se a voz de suas mães e de todos que ali padecem. Retrataram o horror que ocorre em Darfur. Desmentindo o próprio governo sudanês, uma vez que tropas uniformizadas são ilustradas. Os desenhos, tristes, provam o que lá ocorre.




Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...