quinta-feira, agosto 02, 2007

Até então eram os negócios que vinham primeiro


Qual a relação entre o Petróleo e o crescimento de uma nação? Isso é fácil. O padrão energético atual exige o combustível fóssil para diversas aplicações. É uma dependência. Quanto mais uma nação cresce, mas consome o ouro negro. E qual seria então a relação entre o crescimento econômico de uma nação e a morte de muitos milhares e sofrimento de alguns milhões de seres humanos noutra nação? Os interesses comerciais vindo antes, muito antes, dos interesses humanos e sociais.

É mais ou menos o que houve entre Sudão e China. Sendo os maiores compradores do petróleo sudanês, os chineses por muito tempo foram um dos entraves para um boicote comercial e pressão internacional de fato no governo que apoia, ou no mínimo tolera, um genocídio. Para não prejudicar sua relação comercial com o Sudão, a China fez vista grossa para o que ocorria e, infelizmente, ainda ocorre naquele país, na região de Darfur.

Mas finalmente a China resolveu aceitar a responsabilidade moral e política que deve acompanhar o desenvolvimento de uma nação. Fico pensando se a imagem do país, que cediará as próximas olimpíadas, contou mais que o compromisso em ajudar os milhões de seres humanos que padecem nas fronteira de Chad e República Centro Africana.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...