sexta-feira, agosto 17, 2007

África

Gostaria de indicar dois artigos que li recentemente. O primeiro, intitulado “África, 2057”, traça um breve panorama do continente desde o ciclo de independências inciado em 1957, analisa a África de hoje e vislumbra o que poderá ser continente, sócio-economicamente, em 50 anos. É de autoria do professor Immanuel Wallerstein pesquisador sênior da Universidade de Yale, no EUA, e foi publicado originalmente como artigo para a Agence Global (AG), mas pode ser lido em português no site do Fernand Braudel Center, Universidade de Binghamton, de Nova Iorque. ou na revista eletrônica Informação Alternativa.

Em português Fernand Braudel Center
Original em Inglês, no Agence Global

O segundo artigo, “África além dos preconceitos”, procura analisar os clichês que parecem retornar, embora nunca tenham deixado de existir, à imprensa e às produções intelectuais sobre o continente. Tem como base um trabalho desenvolvido pelo IRD (L'Institut de recherche pour le développement - Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento) sob coordenação de Georges Courade que visa dissecar alguns preconceitos sobre o continente. O título do trabalho, pelo que apurei, é L'Afrique des idées reçues (algo como A África das idéias geralmente aceitas). O artigo indicado foi publicado no Le Monde Diplomatique edição brasileira e é de autoria da jornalista Augusta Conchiglia.

Ambos os artigos oferecem uma reflexão sobre o continente africano, mas especificamente a África ao sul do Saara, ou África Negra. De aspectos naturais, passando por questões sociais e econômicas, buscam pensar o continente longe de clichês e preconceitos comuns, considerando vários aspectos que explicariam o que ocorre hoje e que ofereceriam um caminho para um futuro melhor.

Uma coisa fica patente, e algo que sempre comento em meus posts sobre a África, é preciso considerar a história do continente. Memória!

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...