quarta-feira, agosto 29, 2007

Sinais de mudança

A declaração de Morgan Tsvangirai, líder da oposição no Zimbábue, sinaliza que algo começa a mudar, ou mesmo transparecer, na cultura política de países africanos. Sei que generalizações indevidas representam grave erro no entendimento de um assunto, mas neste caso gostaria de arriscar. Por isso, mantenho a abrangência da primeira frase.

O Zimbábue vive hoje uma grave colapso social, econômico e político. É mais uma crise humanitária, mundo afora ou África adentro. As principais vítimas são os zimbabuanos e o principal responsável seria o atual presidente, Robert Mugabe. Seu opositor, Morgan Tsvangirai, fez uma declaração que, mesmo carregada de intenções políticas, traz certa serenidade ao analisar a situação atual. Segundo Morgan a preocupação com Mugabe, mas especificamente em tirá-lo do poder, deve ficar em segundo plano. A preocupação maior deve ser com a cultura política instituída no país, que desrespeita as pessoas, violando direitos e bem estar econômicos da maioria. Então, remover Mogabe, não significa criar um ambiente democrático no país. Sábia declaração. Deveria ser considerada por outros, em outros países. Até mesmo aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

iiih alex, eu estava lendo os posts anteriores e achei super interessante a maneira que você expõe suas idéias aqui no blog, como sempre, bem colocadas.
Beijos e até

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...