domingo, fevereiro 01, 2009

Korowai Batu na Record e em outras

Agora pouco, fazendo a análise das opções na TV com o nessas-horas-útil controle remoto, me deparei e assisti boa parte de uma reportagem da Record sobre uma tribo de Papua Nova Guiné, na Oceania, conhecida com Korowai Batu. Uma das características dessa tribo é a construção de suas casas nas árvores.

O que me chamou atenção foi a informação do repórter sobre a tribo não ter tido contato, até então, com o "homem branco". Pelo menos a maioria dos integrantes. Estariam, pois, intocados. Foi o que pareceu.

Daí, primeiramente, veio a preocupação. Estaria acontecendo ali, em rede nacional, o mesmo erro que ocorreu na maioria dos "primeiros contatos" com os nativos brasileiros? Com a possibilidade de transmissão de doenças e agressão cultural? Seria aquela a melhor forma de expor a tribo "intocada"? Bem, essas duas perguntas ainda persistem.

Mas com uma diferença: a reportagem não foi pioneira. Bastou uma pesquisa simples no Google para descobrir que o pioneirismo ali foi relativo.

Aliás, com toda a crítica que faço, foi interessante conhecer um pouco dos costumes da tribo. Não foi a primeira reportagem da Record em regiões desconhecidas da maioria. Infelizmente - e aqui vai outra crítica para fechar - a emissora, que possui recursos (não entremos no mérito da origem), poderia seguir a tendência de democratizar sua produção. A exemplo da Globo, BBC, CNN, e outras tantas emissoras, a Record poderia (já dei essa sugestão via e-mail à emissora) investir em seu portal da Internet e disponibilizar tais vídeos.

6 comentários:

leonmuse disse...

Muito interessante a reportagem, só não gostei da forma como foi apresentada a tribo, com certas caçoadas. Deve ser fascinante poder ver tal cultura de perto.

Anônimo disse...

Impressionante esta reportagem, uma cultura totalmente diferente,sem recursos de sobrevivência e de higiene,achei que nem existisse mais este primitivismo exagerado. O repórter que fez esta matéria está de parabéns!

Anônimo disse...

Fascinante e ao mesmo tempo perplexa eu fiquei ao ver esta reportagem, uma tribo tão primitiva quanto os índios, o repórter que apresentou é bastante corajoso !

Cinthia Silva disse...

Achei extraordinária a reportagem, é inacreditável como que ainda existem pessoas que vivem dessa forma ate hoje, é surpreendente como eles são inteligentes para fazer aquelas casas, para fazer as ferramentas, para fazer o fogo, sem fósforo, eu faço filosofia, e realmente tive um grande espanto, nós temos tudo e ainda reclamamos, eles não tem nada e vivem aparentemente bem. Sem ter vergonhas de suas partes intimas de seus costumes da própria humildade delas que ao ver uma câmera digital se espanta... achei magnífico porem, não gostei das piadinhas feitas pelo repórter acho que a tribo deveria ser tratada com mais respeito, afinal eles acolheram muito bem a equipe. Mais esses repórteres são privilegiados de poder assistir e ver de perto essa cultura essa vida natural e interessante de se ver. Acho que as pessoas deveriam estudar mais e pesquisar os mistérios que o nosso mundo guarda para nós como essa tribo.

lamderley pereira azevedo disse...

achei muito legal a reportagem

Gérson de Souza disse...

A reportagem foi gravada em Papua do Oeste, parte da ilha que pertence à Indonésia e ainda selvagem. NÃO foi em Papua Nova Guiné, ex colônia britânica, hoje independente e rota turística na Oceania.

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...