terça-feira, junho 05, 2007


Terça-feira, dia 5 de Junho, Dia do Meio Ambiente. Mais uma data estabelecida pela ONU. Esta em 1972, pela Assembléia Geral, para marcar a abertura da conferência sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Mesmo dia em que outra resolução criava o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O tema deste ano é o derretimento das calotas polares. O título em inglês é “MELTING ICE - A HOT TOPIC”. Bem apropriado.

Já faz 35 anos. Período em que a humanidade evoluiu (e poluiu) muito. Por que só agora surge esse furor em relação ao meio ambiente? Em minha opinião a resposta é: mídia. Com certeza muitas pessoas conscientes da importância em preservar, não precisaram ler reportagens apocalípticas nos jornais para fazer algo. Não precisaram ser alarmadas em todos os telejornais sobre o que o ser humano anda fazendo com a Terra. Mas a maioria parece que precisou de um empurrãozinho. A mídia mais uma vez mostra sua força. É certo que os detentores dessa “força” são cônscios desse fato. Deveriam usa-lá mais vezes. Para o bem, é claro.

O documentário do ex-vice-presidente americano Al Gore, também serviu para reacender a discussão, muitas vezes travada por interesses econômicos, por influência do poluidor-mor, EUA. Mas parece que mais pessoas e governos passam a enxergar a real importância do assunto. Reconhecendo que não vivem num mundo a parte, (com exceção do financeiro, é claro) e que os resultados de tanto descaso com a natureza estão sendo sentidos hoje, agora. E não, como pensavam, daqui há décadas quando já estiverem mortos.

Um comentário:

Anônimo disse...

DISCUTINDO(DEBATENDO) O ESTATUTO DA IGUALDADE NO SEGUINTE ENDEREÇO:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=89679&tid=2536791694351999994&start=1

OLÁ A TODOS, aproveitando idéia de companheiros desta comunidade coloco em prática o seguinte:

Deixo disponibilizado nesta primeira mensagem o endereço com acesso a íntegra do Estatuto da Igualdade Racial que ora tramita no Congresso Nacional. Os que se interessarem e quiserem acessar fiquem todos a vontade.

Se não conseguirem abrir o link, coloquem no Google a expressão Estatuto da Igualdade Racial e acessem o texto de autoria do Senador Paulo Paim.

A partir do dia 23/06/2007 postarei ali artigo a artigo, inciso a inciso, paulatinamente, a medida que forem postados vamos discutir seus detalhes e etc.

Postarei a letra da lei se Deus para uns, os Orixás para outros ou o Destino para os demais permitir a cada dois ou três dias.

Abraço a todos.

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...