sexta-feira, junho 08, 2007

Comentando o comentário

Gostaria de fazer um adendo à postagem anterior sobre a reportagem e o comentário sobre o G8 e a África. A essência do comentário (que comentei) seria a corrupção que suga o dinheiro enviado por países ricos, em detrimento ao real foco de tal ajuda: os africanos pobres. Quanto a isso, eu concordo em número e grau com o autor do comentário. O que realmente critico é a questão, como destaquei, da generalização. Os corruptos, ladrões, ditadores, tanto aqui como lá, não são maiorias, não espelham uma nação. A critica que fiz, então, se dá ao perigo que vejo em julgar todo um continente por mazelas sociais causadas por algumas pessoas. Da mesma forma criticaria expressões do tipo: o Brasil é um país corrupto. Em uma postagem futura eu gostaria de abordar mais amplamente a questão da corrupção, assim como a questão do “perigo” que vejo em determinadas posições político-ideológicas (já presenciei exposições interessantes em sala de aula, vindas de doutos docentes). Não sou nenhum sensor. Encaro a internet como um canal democrático de exposição de idéias/críticas e este é o foco que tendo dar ao meu blog. Comentários em matérias de periódicos on-line são fontes de informação riquíssimas, pois podemos de certa forma observar o impacto do que está reportado, na sociedade, nas pessoas.

E algo que talvez não tenha ficado claro: eu sou contra essa “ajuda” do G8. Da maneira como o auxílio é dado, alguns africanos continuarão a comprar suas Mercedes… às custas da vida de seus compatriotas. Uma posição pessimista. Espero estar errado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...