sexta-feira, junho 22, 2007

Lá se vão 374 anos

Foi num dia 22 de junho. O ano era 1633. Nesse dia um cara, que viria a se tornar conhecido mundialmente, se retratava perante a Igreja Católica. "Abjuro, maldigo e detesto os citados erros e heresias..." A ciência então incomodava a Igreja. Ele defendia as teorias de Copérnico, quanto ao sistema heliocêntrico (o Sol como centro do sistema solar) elaborado cerca de 100 anos antes. "Afirmar que a Terra gira em torno do Sol é tão errado quanto dizer que Jesus não é filho de uma virgem", declara o Cardeal Bellarmino durante seu julgamento. Fazer o quê, não é?

O julgamento e todo o processo suscitam até hoje muitas interpretações, elucubrações, teorias, estudos. A biografia do condenado é rica assim como suas invenções e teorias. Informação vasta para qualquer um que se interesse por ciência, filosofia, religião, história da humanidade, etc. Isso aqui não é nem o começo para falar do físico, matemático e astrônomo italiano que, ao se retratar por sua “heresia”, mesmo sendo condenado, ganhava o direito de cumprir sua prisão em casa, aonde viria a morrer, cego, em 1642.

Falo de Galileu Galilei, cujo erro de sua condenação foi reconhecido em 1992, pelo Papa João Paulo II quando declarou se tratar de "uma trágica e recíproca incompreensão".

"Não consigo acreditar que o mesmo deus que nos deu
inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los"
(Galileu)

Em tempos em que se discute a questão do homossexual (aceitação, respeito, direitos), da camisinha, do aborto, das pesquisas genéticas, a luz mais da religião do que da ética (que parece ainda pouco definida em vários discursos) acho interessante recordar episódios como esse, envolvendo Igreja e sociedade, religião e ciência. Defendo aqui o bem comum, mas já disseram que se “a Igreja levou quase 400 anos para "perdoar" Galileu. Neste passo, é melhor não ser muito otimista quanto ao resto

Os altos da condenação de Galileu Galilei estão digitalizados e disponíveis no site do Arquivo Secreto do Vaticano, explicações em inglês e espanhol. Teste seu dom paleográfico e seu latim.

Mais informações sobre Galileu na Wikipédia ou na seção de tecnologia do Answer (em inglês)

Artigo Galileu: o popularizador da ciência de José Tadeu Arantes na revista Galileu.

"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém,
pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo."
"You cannot teach a man anything; you
can only help him find it within himself."

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...