terça-feira, fevereiro 19, 2008

Pobreza faz mal à saúde

Parece chover no molhado, mas é o que comprova uma pesquisa apresentada semana passada no encontro da AAAS (American Association for the Advancement of Science). A investigação, empreendida por diversas universidades estadunidenses foi resumida num artigo do Financial Times que inicia dizendo “Poverty in early childhood poisons the brain...”. Algo como “Pobreza na infância envenena o cérebro…”.

Para quem pensa que o país do Bush é uma maravilha, essa pesquisa e os artigos e comentários que desperta servem para desmistificar certas coisas. Existem pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza nos EUA. Vejam isso! O país que mais investe em guerra, gastando bilhões em armamento, em máquinas feitas com o objetivo principal de levar a morte e destruição (na realidade o objetivo principal é enriquecer alguns) e não para garantir a paz como é pregado, não conseguiu erradicar a pobreza de seu território.

Bem, mais voltando a pesquisa e ao artigo… A pesquisa diz que crianças que são criadas em famílias muito pobres e com baixo status social estão sujeitas a níveis de estresse maléficos à saúde que causam danos no desenvolvimento neural. Um efeito acima, segundo a pesquisa, daqueles causados por má nutrição e exposição a toxinas. Os pesquisadores pedem que as políticas sociais olhem mais para essa parcela da população, uma vez que “a fundação de qualquer problema social futuro começa nos anos iniciais”. O efeito mais grave observado foi quando à linguagem e a memória, o que surpreendeu os pesquisadores.

Num comentário de Paul Krugman do NY Times, o jornalista critica o fracasso do governo no combate à pobreza em seu território, um projeto que parece abandonado, e diz que viver na pobreza é como estar exilado no próprio país, uma vez que a pessoa fica excluída da sociedade. E é isso que envenena o cérebro das crianças.

Mas, segundo ele, infelizmente o que essa comprovação consegue, não é uma reflexão e ações para reverter o quadro e sim demonstra a criatividade em apresentar desculpas. A primeira é que os pobres estadunidenses não seriam tão pobres assim. O autor lembra o furacão Katrina e se pergunta se as pessoas que dão essa desculpa não teriam pelo menos assistido aquelas cenas na TV. Ou se não olham para o lado ao andarem pelas grandes cidades.A segunda é que vivem na terra das oportunidades, onde as pessoas podem sair da pobreza, trabalhar e enriquecer. Simples assim. O óbvio é que casos de superação incrível não são tão comuns assim.

O jornalista abre um parêntese quanto aos “danos cerebrais” para lembrar de outra pesquisa feita com estudantes que mostrou que aqueles que se saíram melhor nos testes vinham de famílias pobres, porém eram menos prováveis de chegar à faculdade do que os que tinham se saído mal e vinham de famílias com mais condições. Em suma, é notório que crescer na pobreza coloca a pessoa em desvantagem em cada etapa da vida. Crianças que crescem em famílias pobres têm 50% de chances de continuarem pobres e mais de 2/3 se forem negras.

São muitas as diferenças entre EUA e Brasil, mas os países se parecem em muitos aspectos. Enquanto isso, Fidel resolve se aposentar, num país que, apesar de tudo, garante educação e saúde para todas as suas crianças.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...