quarta-feira, fevereiro 27, 2008

O obituário de um queniano

"Eu os amava, meus compatriotas.
Eu os amava sem pensar na linhagem de seus pais.
Eu amava o Quênia. Mas olhem o que este país fez em mim:
sodomizou meu senso de humanidade e meu orgulho".
Simiyu Barasa


Após ler um texto de Benedicto Ferri de Barros, intitulado “Poder e tragédia no Quênia”, publicado na versão on-line do Diário do Comércio, fui à busca de dois textos que ele cita. O primeiro deles foi publicado na Veja de 20/02/2008, por Roberto Pompeu de Toledo, no qual o autor faz referência ao segundo texto, este do queniano Simiyu Barasa e com o título "O obituário de Simiyu Barasa".

O texto deveria ser lido na ONU. Deveria ser veiculado pelo governo queniano. Deveria estar disponível a todos aqueles que habitam o país palco de um dos episódios mais tristes da história recente. Triste e irracional. Não análise acadêmico-jornalística, é um relato, cheio de sentimento, emoção.

Barasa, jovem de vinte e poucos anos, é um escritor, roteirista de TV e cineasta queniano. Mas acima de tudo é um africanista, um pensador, um crítico. Em seu obituário em vida ele fala dos acontecimentos recentes, dos sentimentos de medo, amor, indignação. Da incompreensão dos motivos, insignificantes e banais, que levam seres humanos a matarem seres humanos, de forma fria e cruel. Não se trata de um comentário de um telejornal que reproduz algo que foi visto por uns e publicados por outros. É, em última instância, um relato de um queniano que vive a situação.

Mesmo após décadas de independência, o território que o mapa mostra como Quênia, e que Barasa acreditava ser sua pátria, continua fragmentado.

"Toda sua história pregressa se caracteriza por relações frágeis
e pouco amistosas, quando não declaradamente hostis.
Assim, o Quênia não regrediu para a tribalização.
Apenas não chegou à união nacional de sua população".
Benedicto Ferri de Barros

Eu salvei o texto de Barasa em formato pdf. Pode ser baixado aqui ou aqui. Em inglês.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...