sexta-feira, janeiro 25, 2008

O QI do lobo

Um texto no The Economist, publicado ontem e intitulado, Wolf pack (matilha; cambada de lobos) - The survival of patronage politics (A sobrevivência do patronato político) fala sobre o feudalismo político que reina no Brasil. A matéria pega como exemplo disso o recém indicado ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Sem conhecimento algum sobre o setor (o texto cita comentário recente de Lobão de que estaria começando a ler sobre o assunto) Lobão passa a comandar uma pasta de suma importância e num período crítico, com possibilidades de apagão caso não chova no lugar certo na hora certa, além da questão do gás.

O apadrinhado de Sarney, como cita a matéria, antes de seguir a carreira política (caminho mais fácil de ascensão social, segundo o texto) era jornalista. Escreveu artigos amigáveis sobre os generais da ditadura, conseguiu seu lugar ao sol. Eis o famoso QI (Quem Indica).

Sarney, a família, também é destacada como símbolo de dinastia política no estado do Maranhão, onde manda e desmanda, possui o principal jornal, controla televisão e estações de rádio. Assim como o finado ACM atuava na Bahia.

Parece que nada muda.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...