sexta-feira, janeiro 11, 2008

FARC. Insurgentes?

Criminosos com certeza. Aproximadamente 700 pessoas continuam seqüestradas, apesar da libertação das duas reféns com intermediação do presidente Venezuelano, Hugo Chaves. Homens, mulheres e crianças vivendo como prisioneiros no meio da selva.

Dentre os reféns ainda presos, contam que existem muitos Venezuelanos. O que me faz pensar o motivo que levou Hugo Chaves a se dedicar tanto (num ato louvável, seja qual for o motivo) em libertar Colombianos e não Venezuelanos. Quem sabe um dia isso fique mais claro.

Agora, pelo que li, ele pede que as FARC não mais sejam consideradas como um grupo terrorista. Vejam só! Pede que sejam considerados como forças insurgentes da Colômbia. Insurgentes?! Eu, ignorante que sou, fui consultar o Aurélio. Insurgente: "que ou quem se insurge". Insurgir: "rebelar-se, insubordinar-se". Insubordinação? Rebeldia? Qual a causa dessa rebeldia? Que causa justifica manter pessoas em cativeiro durante anos, mesmo crianças? Que causa justifica se aliar ao narcotráfico?

Talvez a mesma causa que justifica invadir um país. A mesma que justifica a existência de Guantánamo. A mesma que justifica assassinatos em massa por organizações terroristas como Al-Qaeda ou o Governo Bush. A mesma que justificaria o Ato 5. Então, todo absurdo se justifica. As FARC são apenas insurgentes, assim como a Al-Qaeda, o Comando Vermelho, o PCC. É tudo rebeldia.

Vamos relevar?

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...