quarta-feira, janeiro 23, 2008

A mutabilidade do ser

Hoje o Globo publicou uma análise muito interessante sobre a política brasileira e de outros países, mas fundamentalmente sobre a brasileira. Com o título "Distorcendo Raul: Brasil, o país onde a política é uma metamorfose ambulante", Marcelo Alvez, citando versos da música do Maluco Beleza relacionando-os fatos, comentários e análises dos cientistas políticos Otaciano Nogueira (UnB) e Fernanda Maquiaveli (Tendências Consultoria). Discorre sobre a inconstância de postura política no Brasil. Exemplos como o do novo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e do ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger (Ministério do Futuro) são citados, assim como o do próprio presidente Luiz da Silva, para demonstrar que o interesse "se sobrepõe à convicção" política.

O que é hoje, talvez realmente não seja e muito provavelmente, dependendo do interesse do momento, não permaneça amanhã. O que era para ser, o que era esperado que fosse, então, não é. Confuso talvez, mais um fenômeno observado em outros lugares.

O mesmo jornal, por exemplo, traz matéria sobre policiais saqueando um caminhão de cerveja. Vejam só a que pondo a mutabilidade chega. O que é polícia se torna bandido, fora da lei. A bandidagem é aplaudida (a matéria diz que, logo após os policiais saírem, moradores locais continuaram o saque).

Dá certo medo ao constatar tais coisas. Fica difícil. Bate uma desesperança. Mas, no futuro, gostaria de dizer aqui o oposto do que tenha dito antes, gostaria de desdizer tudo isso que lhes estou escrevendo agora. Só tem uma coisa: isso são fatos. Imutáveis.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...