terça-feira, janeiro 22, 2008

Fotos, Web 2.0, Tags, Flickr, LoC... coisas assim

Arquivisticamente falando... Faz tempo que não escrevo algo que vá de encontro à minha área de estudos. Pois bem, este post é para tirar o atraso (SEM duplo sentido, por favor).

Em arquivologia estuda-se, dentre outros arquivos especiais, os fotográficos. Começamos estudando a história da fotografia, desde seu nascimento (em várias etapas ou momentos, em várias regiões) até as novas tecnologias digitais que muitas vezes tornam a fotografia algo banal. Também estudamos descrição, procedimento adotado na elaboração de um instrumento de pesquisa. Este último para tornar as fotos acessíveis. Imagine tentar achar a foto desejada entre milhares (ou milhões) sem ter meios para uma pesquisa que o leve diretamente à foto desejada ou, pelo menos, restrinja o universo de pesquisa, facilitando a busca?

Agora vamos às palavras esquisitas: web 2.0, metadados, tags, Flickr, crowdsourcing... Chega! Vamos por partes. Web 2.0 seria uma evolução da antiga Web. Nada mais que uma internet mais colaborativa, com mais integração entre usuários, principalmente no que se refere a geração de conteúdo. Alguns acham que é o começo do fim. Metadados são dados sobre dados; dados capazes de descrever outros dados. É mais ou menos a mesma coisa que Tag. Tags são termos associados a uma informação, para descrevê-la. Lembre das palavras-chave, normalmente usadas em artigos e trabalhos científicos. Crowdsourcing é como uma terceirização, só que esse terceiro é um montão de gente (definição pobre, né?). Um exemplo de crowdsourcing seria o Wikimedia Commons, do qual faz parte a enciclopédia on-line Wikipedia. Flickr, é um serviço de armazenamento, organização, disponilização de fotos, e pertence a Yahoo Company.

Bem, com essa introdução acho que posso finalmente "trocar umas idéias", ou melhor, seria dizer expor minhas idéias? Os comentários são tão raros que os posts virão simples ambientes de exposição. Mas tudo bem. Continuarei escrevendo e o nome do blog não mudará, meus caros três leitores esporádicos. Notaram o desabafo?

Agora sim. A Biblioteca do Congresso, The Library of Congress (LoC), dos EUA iniciou este ano um projeto piloto com a Flickr para disponibilização de cerca de 3000 fotos de seu acervo (de mais de 14 milhões). Fotos sem restrição de publicação ou distribuição (copyright). No Flickr, o usuário poderá atribuir tags de modo a aumentar o potencial de descrição e, por tabela, localização dessas fotos digitalizadas. O usuário fazendo a descrição. Talvez seja o terror de todo arquivista.

Com certeza o projeto, envolvendo uma detentora de um acervo tão expressivo, não pode passar despercebido. E nem deve. É excelente a idéia de democratizar, de forma definitiva, o acesso a um acervo.

Mas qual seria o lado negativo disso tudo? Talvez o terror citado anteriormente. Hoje sabemos que muitas das informações do Wikipedia, por exemplo, não são muito confiáveis. É certo que passam por revisões regularmente, uma vez que essa é uma das possibilidades do crowdsourcing da Wikimedia Commons. É democrático criar, mas da mesma forma é democrático corrigir. E com o projeto da Flickr-LoC não será diferente. Não ficou claro que a democratização inclui exclusão de certas Tags. E sabe-se que a muitas fotos estão sendo atribuídas tags totalmente erradas ou no mínimo desnecessárias para descrever a imagem.

Fico imaginando algo desse tipo sendo aplicado aqui no Brasil, em coleções de instituições como o Museu da Imagem e do Som, Instituto Moreira Salles, Casa de Rui, Biblioteca Nacional. Seria interessante. Quais seriam as tags para a seguinte foto?

Democracia; falsidade; vitória; derrota; início; fim; Brasil

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...