Bon Bagay... Haiti por haitianos
A expressão "bon bagay" é uma das primeiras aprendidas pelos estrangeiros que chegam ao Haiti. Significa "gente boa" em creoule. É usada por haitianos para classificar com gratidão pessoas que os ajudam. Após as Nações Unidas ocuparem as favelas de Porto Príncipe, também é com um "bon bagay" que moradores saúdam os soldados brasileiros. Tornou-se símbolo da relação alegre de quem está neste país, haitianos ou estrangeiros, com aquilo em que confia.
O Haiti foi primeira república negra das Américas após uma rebelião comandada por escravos. Tem mais de 200 anos de independência, mas sua história recente foi manchada por ditaduras, golpes de Estado e crises políticas. Período em que um exército de pobres e miseráveis ficou refém do autoritarismo. Nos últimos 15 anos, cinco missões da ONU foram enviadas ao país, a última delas já está lá há três anos e meio.
Mais da metade da população vive abaixo da linha d extrema pobreza, ganhando apenas US$ 1 ao dia por pessoa. A maioria dos 8,5 milhões de haitianos tem menos de anos. Não há hospitais e escolas para todos. Entre esses índices, a favela de Cité Soleil é uma das mais pobres e até pouco tempo era também a mais violenta. Bon Bagay Haiti Mostra três pequenos depoimentos sobre o cotidianos da favela, onde a segurança melhora e a pobreza persiste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário