terça-feira, dezembro 04, 2007

Uma confissão e uma expectativa

Acabei de assistir na TV Senado o pronunciamento de defesa de Renan Calheiros que precedeu a votação que definiria se teria o mandato cassado ou não. Não acompanhei o pronunciamento inteiro, mas consegui assistir boa parte. Fiquei intrigado. Ele pontuou cada item da acusação de quebra de decoro, citando constituição e código de ética do Senado. Rebateu tudo de maneira bem segura e por um momento pensei (tenho que confessar) que ele não seria culpado daquelas acusações. O interessante é que, pelo que havia lido, ouvido e assistido até então, ele não teria condições de ocupar o cargo. Isso somado a atitude inicial de usar a cadeira de presidente para se defender... e acusar.

O resultado da votação, talvez já previsto, foi favorável... ao Renan. 29 a favor da cassação, 4 abstenções ... e 48 contra a cassação. Ele poderá, com isso, usufruir das beneces do cargo público por mais tempo. Renan largou o osso da presidência do senado, mas poderá ficar na área.

Fica a expectativa de saber como o relator, os deputados e Senadores que apresentaram posição favorável à cassação e, claro, a Revista Veja, irão se posicionar. Afinal, ele é culpado de tudo e atuou bem hoje ou é, de certa forma, inocente? O fato é que ele se safou mais uma vez.


Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...