quinta-feira, dezembro 20, 2007

Preservação e os Quadros

Parece realmente que o item preservação não é levado à sério pelos "responsáveis" por museus, galerias, etc. Enquanto preservar continuar sendo considerado ato de proteger a integridade física de obras, com controle de temperatura, luminosidade, vibração, humidade, etc, roubos como o que ocorreu no MASP, e já haviam ocorrido na Chácara do Céu e em outros, continuarão ocorrendo. O roubo dos quadros de Picasso (O retrato de Suzanne Bloch - 1904) e de Portinari (O lavrador de café - 1939) mostra como é frágil a política de preservação em instituições culturais. O interessante é que, por vezes, essas mesmas instituições, com o nobre propósito de aplicar procedimentos de preservação, criam um "clima" que beira à hostilidade com o público, o usuário. Esse sim, visto sempre como ameaça.

Política de preservação deve contemplar TODOS os aspectos relacionados ao objeto a ser preservado, como a Instituição (não apenas o espaço físico) e as pessoas que estão, direta ou indiretamente, envolvidas com a instituição e o dito objeto.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...