quinta-feira, dezembro 13, 2007

O Samba dá seu recado

A cada dia a humanidade se mostra mais desumana. Apresentam como desculpa, por vezes, as diferenças raciais, étnicas, culturais, sociais. Algumas vezes a desculpa é a religião. Em outras é a economia. O Petróleo. A Política externa. Algumas vezes até a PAZ surge como pretexto para a Guerra. Incoerência total. Uma das mais recentes demonstrações de tudo isso aconteceu na Argélia, com mais um atentado atribuído à Al-Qaeda. Também reforçado com a invasão e ocupação do Iraque pelos EUA, com seu Bush fazendo sua política externa de m. Temos as FARC mantendo reféns há anos. Dizem lutar por uma causa. Qual a causa que justifica o seqüestro de pessoas, algumas crianças. Qual a causa que justifica subjugar um povo, implodir prédios, residências, assassinando seres humanos aos milhares, jogando bombas para todos os lados. Onde está a nobreza nisso tudo? Isso é Humano?

A verdade é que todos fazemos parte do mesmo barco, embora poucos se deêm conta desse fato. Alguns insistem em tentar afundar o barco a qualquer custo. E, por falar em custo, o dinheiro está sempre envolvido. Uma infelicidade.

Mas... estava eu ouvindo um CD do Zeca e uma das músicas me lembrou disso tudo. Mais uma vez o Samba dá a lição. Cliquem no play abaixo e ouçam a música Pra Gente Se Amar.



Pra Gente Se Amar
Zeca Pagodinho

Composição: Cruz/Marques/Maurição

Olha aquela estrela no céu
Olha aquela estrela no céu
Olha aquela onda no mar
Olha aquela onda no mar
Foi Deus que criou
Foi Deus que criou
Pra gente se amar
Pra gente se amar... olha aquela estrela

A mesma paz que eu peço pra Deus e a Oxalá
É a paz que está escrita no velho Alcorão de Alá
A liberdade é sagrada e é desejada até pelos ateus
Mas quando a fé se renova
É a prova da própria existência de Deus

Chega de teleguiados cruzando o céu azul
Que o amor oriente o mundo de norte a sul
Tratem direito os humanos
Sejam africanos, cristãos ou judeus
Pois nunca foi a violência
A prova da própria existência de Deus

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...