terça-feira, setembro 18, 2007

Tico x Biscaia

O integrante da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, rebateu esta semana uma crítica do secretário de segurança do Estado, Antonio Carlos Biscaia sobre a questão dos movimentos pela paz. Segundo Biscaia, algumas pessoas que participam das passeadas de movimento pela paz são consumidores de drogas e, por isso, contribuem para o aumento do narcotráfico, o que seria uma hipocrisia daquelas pessoas. Ao que foi rebatido por Tico, que afirmou que hipocrisia era acusar tais movimentos de hipocrisia.

Em minha opinião ambos estão certos e errados. Não podemos diminuir as manifestações pela paz e também não se pode generalizar, achando que todos aqueles que as integram são anjos, isentos daquilo que estariam combatendo.

O uso de drogas por jovens de classe média, aqueles que vestem camisetas com foto de Che, Fora Bush, e outras ilustrações mensageiras que se tornaram cool (combinadas com tênis Nike), é uma realidade. Costumo chamá-los de consumidores de alto poder aquisitivo. Seria não hipocrisia, mas sim burrice não reconhecer esse fato. Mas não generalizemos.

Também não podemos ficar na posição confortável da crítica ou do silêncio com tanta violência. Já basta a inércia do Estado. Se a população se entregar a coisa se complica ainda mais.

Talvez Biscaia tenha sido infeliz na forma como se expressou, mas penso que existe um pouco de verdade no que disse. E não devemos fechar os olhos pra isso.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...