sexta-feira, setembro 28, 2007

África: premiando a boa governança

Bons exemplos sendo premiados. Eu não gosto muito da idéia de premiar, ainda mais monetariamente, as boas ações. Acho de certa forma triste, pois mostra que fazer o que é certo se tornou algo raro. Li algo sobre a prefeitura do Rio iniciar um programa que dá prêmios em dinheiro aos alunos com bom desempenho escolar. Vejam isso! O estímulo deixou de ser um futuro melhor, cheio de possibilidades, de desenvolvimento pessoal e para uma sociedade melhor. Agora o estímulo é uma graninha para gastar no presente, agora… E sem pensar no futuro, senão estraga!

Bem, comparações a parte, a intenção aqui é comentar, ou melhor, expor um fato novo no continente africano (e talvez no mundo): a premiação para a boa governança. O prêmio se vincula ao Ibrahim Index of African Governance da Mo Ibrahim Foundation. O Index analisa 48 países subsaarianos de acordo com cinco fatores: estabilidade e segurança; respeito às leis; transparência (e corrupção); participação popular e direitos humanos; oportunidades para sustentabilidade econômica; e desenvolvimento econômico.

Na mais recente pesquisa da Fundação as Ilhas Maurício lideram, seguidas das Ilhas Seychelles, Botsuana, Cabo Verde, África do Sul e Gabão. Já no outro extremo, a Libéria, Guiné-Bissau, Sudão, Chade, Republica Democrática do Congo e Somália, são listados como os Estados com os piores indicadores.

Mo Ibrahim é o fundador da maior companhia de telefonia celular da África ao sul do Saara, a Celtel, presente em 15 países. É um homem milionário que criou uma fundação com o intuito de premiar e enaltecer os bons líderes, que trabalham pelo engrandecimento dos países que governam e para o desenvolvimento de seu povo, combatendo a corrupção e a pobreza. A fundação também serve para nomear e apontar aqueles que insistem em conduzir políticas onde a corrupção e o enriquecimento de uma minoria ligada ao poder são realidades paralelas ao sofrimento de milhões.

Certo ou não, espero que seja um incentivo para o desenvolvimento do continente africano, conduzido pelos africanos.

Maiores informações:

Al Jazeera English News - Mauritius 'best-run African state'
Mo Ibrahim Foundation - Ibrahim Index of African Governance
Mail&Guardian's Editorial - Africans can find solutions for Africa

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...