sexta-feira, setembro 28, 2007

Blogueiros do mundo, uni-vos!

Essa semana a internet, mais especificamente os seus milhões de blogueiros, mostrou que pode desempenhar um papel social, humanitário e político. A tarefa é simples: difusão da informação. A junta militar que impõe um regime ditatorial em Mianmar (antiga Birmânia), aparentemente calou um jornalista japonês, que segundo informações teria sido morto por soldados durante a repressão ao protesto dos monges. Devido a toda dificuldade e o perigo que correm os jornalistas, um canal alternativo torna-se de suma importância. Blogueiros driblam a censura, contando (e mostrando) ao mundo o que acontece no país. São vídeos e fotos, muitos de baixa qualidade, feitos com celulares e sob grande risco, mas que ajudam a informar ao mundo o que realmente acontece em Mianmar. O assunto mereceu uma reportagem da BBC, intitulada Dissidentes cibernéticos driblam censura de Mianmar, de Stephanie Holmes.

Infelizmente, parece que os milicos burmenses perceberam isso e, como mostra reportagem do The Independent ['Internet cut' as Burma troops move into monasteries], estão bloqueando o acesso à internet. Mas sempre tem um jeitinho.

Um comentário:

Cassionei Petry disse...

Gostei do teu blog, voltarei com mais tempo para discutirmos alguma idéia. Sou de Santa Cruz do Sul-RS, me chamo Cassionei Petry. Um abraço. Meu blog é cassionei.blogspot.com.

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...