quinta-feira, julho 19, 2007

"A medicina não pode ser um negócio"

Indico a entrevista de Adib Jatene, cirurgião brasileiro respeitado internacionalmente, na revista IstoÉ Online. Concedida a jornalista Mônica Tarantino, é de certa forma uma análise da situação da saúde pública, da formação do profissional de medicina e, ainda mais abrangente, da questão social e política no Brasil.

A medicina “não trata das coisas que as pessoas têm. Trata da pessoa. Não pode ser um negócio, não é um meio de enriquecer, de conquistar posição social. Pode acontecer, mas o seu objetivo é ajudar pessoas que sofrem”, diz, ao comentar seu recente livro “Cartas a um Jovem Médico - Uma escolha pela vida”. Para ler, clique aqui.

Um pequeno texto falando sobre a vida do cirurgião cardíaco mais importante do país também está disponível no site da própria IstoÉ, como parte do projeto Brasileiros do Século. Além de Jatene, muitos outros ilustres brasileiros são contemplados, dentre eles: Milton Santos, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...