quinta-feira, julho 26, 2007

De Olhos Azuis [Blue Eyed]

Aos que nunca assistiram, eis uma oportunidade. Um exercício idealizado pela professora Jane Elliot quando teve de explicar aos seus alunos a importância de Martin Luther King Jr., que fora assassinado àquela época, abril de 1968. O mesmo exercício foi então aplicado em forma de workshop para adultos, mas com o mesmo objetivo: mostrar os efeitos do preconceito e da discriminação, e como a omissão pode contribuir para aumentar e perpetuar esses efeitos. Aos que já assistiram, revejam, pois ainda é bem atual. Acabei de postar em minha página do YouTube este documentário. A resolução não está muito boa, mas acho que conseguirão assistir. Está dividido em 12 partes. Abaixo, vejam a primeira.



"We learn to be racist, therefore we can learn not to be racist.
Racism is not genetical. It has everything to do with power."
Jane Elliot

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Alex...eu preciso muitíssimo desse documentário..faço pedagogia e o professor de sociologia estah falando sobe esse tema aliado ao bullying.Vc sabe como eu posso fazer (onde encontrar )para adquirir esse dvd?
Muito obrigada
liandrabat@yahoo.com.br

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...