sábado, abril 07, 2007

Páscoa: Lembrando e refletindo

"Temos, há muito tempo, guardado dentro de nós
um silêncio bastante parecido com estupidez."
Eduardo Galeano


Páscoa. Apesar de todo o aspecto mercadológico da atualidade, com ovos e bombons de chocolate, bacalhau e outras iguarias… é momento de lembrança. Para os cristãos, fica a lembrança de um sacrifício e posterior ressurreição. Para os judeus é a lembrança da libertação, passagem (do hebraico Pessach). Lembrança e reflexão. Eventos que ocorreram há milênios nos fazem refletir sobre nossas vidas, nossos atos.

Uma amiga sugeriu essa semana que eu postasse algo sobre a Páscoa. Gostaria, no entanto, de fazer uso de duas palavras inerentes a esse evento religioso: lembrança e reflexão.

Hoje, dia 7 de abril de 2007, fazem 13 anos que ocorreu um evento que merece lembrança e reflexão. Nesse dia, há treze anos, numa quinta-feira, que duraria 100 dias, começava o genocídio de aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Um milhão de seres humanos para os quais o resto da humanidade virou as costas. O motivo de serem ignorados? Hoje podemos dizer, com os exemplos recentes, que não eram viáveis comercialmente. Como vêem, o aspecto mercadológico mais uma vez mostra sua influência.

"Os fatos não deixam de existir só por serem ignorados."
Javier Sádaba

Há algum tempo eu prometi aqui que iria postar algo sobre o genocídio de 1994 em Ruanda, na África. Infelizmente não li todo o material que consegui sobre o assunto (livro, artigos, matérias, análises, entrevistas, etc.); outros que podem ajudar não estão à venda no Brasil. Ainda estou estudando, lendo, assistindo, ouvindo. Mas não poderia deixar essa data sem um registro. Hoje pela manhã assisti (e ainda estou sob o impacto) ao filme Hotel Ruanda que, juntamente com o filme Sometimes in April e o documentário inspirado no livro Shake Hands with the Devil: The Failure of Humanity in Rwanda, ajudam a vislumbrar um pouco do que aconteceu há 13 anos e que, infelizmente, vem acontecendo neste momento no continente africano (em Darfur, por exemplo).

Há milênios, eventos de ódio e amor, de sacrifício e renascimento, de escravidão e libertação, ocorreram para que hoje possamos (embora muitas vezes não o façamos) lembrar e refletir. Há apenas 13 anos ocorreu um evento que merece nossa lembrança e reflexão. Um evento que foi ignorado por quase todos, mas que deve ser estudado, pensado, analisado. Um evento que, como diz o subtítulo do livro do General Roméo Dallaire, foi [A Falha da Humanidade em Ruanda]. Falha essa que está se repetindo em Darfur, a oeste do Sudão.

“O resultado do pensamento não tem de ser o sentimento, mas a atividade”.
Vincent van Gogh

Fica então o convite: lembrem e reflitam.

Boa Páscoa!

2 comentários:

Anônimo disse...

Belo post. Embasado e tratando de um assunto importante (eu jamais associaria a chacina da Ruanda com a Páscoa), sem cair em clichês ou ser piegas.

Sensacional

Unknown disse...

Isso é verdade. Sempre falo isso com meus alunos. A maioria nem sabe onde fica.

Mas isso que o jornalismo mundial esqueceu, nós historiadores devemos lemrbar.

abraços.
lindo blogue.

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...