segunda-feira, abril 02, 2007

Iniciativas

Existem pessoas que realmente fazem a diferença. Uma delas é Aparecida da Conceição Souza, moradora de Paracambi e única professora do Colégio Estadual Jaceruba, em Japeri.

A escola possui 330 alunos matriculados e apenas uma professora. A matéria do Globo On-line informa que, embora tenha havido concurso para contratação de professores naquele município, nenhum profissional quis dar aula em Jaceruba, bairro de difícil acesso. Se não fosse por Cida, como é conhecida a professora, os alunos ficariam sem aula.

Gostaria de focar essa postagem na iniciativa da professora Cida, mas é inevitável uma crítica a política de educação no Brasil. Fala-se em levar internet banda-larga a todas as escolas do país, mas, como já disse, é preciso primeiro levar professores e condições dignas de estudo e permanência, tanto para o aluno quanto para o professor. Pessoas tendo aulas no banheiro, sentadas no chão, diversas turmas numa única sala de aula, em ambientes inóspitos, falta de segurança… absurdos, infelizmente, comuns.

O acesso difícil ao bairro Jaceruba por si só já é uma falha do governo local, que deveria garantir acessibilidade a todos locais habitados (onde moram os eleitores).

De qualquer forma… Parabéns Aparecida!



Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...