sexta-feira, outubro 05, 2007

Sobre Etanol
Só mais uma indicação

Li um artigo na revista The Economist sobre o Etanol. Combustível verde, mas nem tanto. A matéria (Ethanol, schmethanol - Everyone seems to think that ethanol is a good way to make cars greener. Everyone is wrong), no caderno de Ciência e Tecnologia, traz alguns detalhes sobre a razão de o Etanol ser considerado um combustível verde, o motivo de ter se tornado algo fashion nos dias de hoje e fala sobre as pesquisas com o propósito de produzir um combustível realmente verde.

A matéria me chamou atenção ao trazer informações sobre o Etanol sendo usado há muito tempo, sobre sua reduzida capacidade de produção de calor na queima do combustível em comparação aos derivados de petróleo, e sobre a liberação do CO2 como sendo mais uma devolução do gás ao meio. A reportagem está em inglês. Basta clicar na imagem acima ou aqui. Caso não esteja mais disponível, me mande um e-mail e lhe envio em pdf.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Alexandre, primeiramente quero agradecer pelos seus posts no youtube. São ótimos! Quanto ao etanol, não sei se algum país defensor da dignidade humana irá comercializar este produto com o Brasil. Li que 80% da produção de álcool no país é artesanal (bóia-fria). Acredito que vc já saiba, mas na Carolina do Sul, no auge da escravidão, uma criança era obrigada a tratar 1.000m², todos os dias e um adulto, 4.000. Caro, Alexandre, aqui, nada mudou. Um abraço, sorte e saúde.

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...