segunda-feira, outubro 22, 2007

O que desejo pra você

Primeiramente te desejo PAZ. E PAZ no sentido mais amplo que essa linda palavra, hoje tão pouco praticada, pode assumir.

Pra você desejo um bom emprego. Desejo que tenhas atividades que te façam progredir. Não necessariamente de forma financeira. Desejo que tu tenhas horas de ofício e ócio, pois ambas são importantes.

Pra você desejo uma roda de samba. E que seja animada. E que dure o tempo que quiser. E que esse tempo não seja mais nem menos do que o necessário.

Pra você desejo amigos, nas horas certas e principalmente nas incertas. E se não forem muitos, que seja pelo menos um, mas seja amigo. E que você saiba disso e ele também, e que ambos respeitem essa coisa sublime que é a amizade.

Desejo que tu tenhas consciência do que faz, a ti e aos outros. E que essa consciência não te tire a boa espontaneidade. Desejo também que tenhas uma família, e que seja unida e feliz. Em não sendo unida, que sejam felizes, mas sejam felizes.

Desejo que tu tenhas momentos de reflexão, momentos de silêncio. E que nesses momentos tu possas consertar aquelas pequenas coisas interiores que estejam te atrapalhando, impedindo que tu sigas a trilha da felicidade.

Desejo que tu tenhas força, e que essa força seja suficiente para que tu possas encarar a vida e tudo que ele tem a lhe proporcionar.

Desejo que tenhas esperança; e que tenha fé; e que tenha serenidade; e que tenha certezas e incertezas.

Desejo que teus olhos brilhem e que esse brilho nunca desapareça. E que faça outros olhos brilharem. E que esse brilho seja contagiante, assim como teu sorriso deve ser.

E por falar em olhos e outros… desejo que olhe os outros sempre nos olhos.
E por falar em sempre… desejo que viva para sempre… a cada dia que viver.
E por falar viver… desejo que viva com saúde, que respeite seu corpo e cuide dele.
E por falar em respeito, que é bom e gostamos… desejo que respeite a si, a natureza, os outros, a vida.

Desejo que fale. E falando, que te escutem. Desejo também que ouça aos que falarem a ti e a teu coração, que também “fala” e deve ser “ouvido”.

Desejo que ganhe o que for para ser conquistado. E desejo também que, perdendo, saiba suportar. E ganhando, que tenha humildade. E sendo humilde, que não baixe a cabeça. E mantendo a cabeça erguida, tenha consciência de que existe algo acima, que te acolhe quando ganha, quando perde… sempre.

Desejo que aquela roda de samba, os amigos, a família, a saúde, a PAZ, a alegria, a força acolhedora, e todos os bons momentos e as boas coisas da vida estejam sempre com você.

Que Deus (da maneira como você o concebe) te abençoe!

Alex Amaral

Dedicado a Michael Leandro (1987-2007)


Escrevi o texto acima há mais de 3 anos. Postei agora com algumas alterações, mas a essência é a mesma. Esses têm sido dias difíceis para mim e minha família. A violência que assistimos na TV e lemos nos jornais se materializou, tirando-nos uma pessoa que amamos muito. E sempre amaremos. Foi real, avassalador, assustador, e muito triste. Por isso dedico o texto a meu primo. Mas é o que desejo a todos: PAZ!

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...