sexta-feira, dezembro 29, 2006

PAZ

Mais um ano se vai, um ano intenso. Os acontecimentos para o país foram marcantes: desilusão no futebol, festa no vôlei, repetição nas urnas, terror nas metrópoles. Isso para citar alguns. Na faculdade foi tempo de descobertas, contestações, decepções e também alegrias, conquistas, aprendizado. Um retrato da vida. Fica a perspectiva de recuperar o “sonho de mudar o mundo”, sonho um tanto esquecido no meio acadêmico em face de questões imediatistas, pessoais.

Fazendo um balanço pessoal vejo que estou mais contestador, talvez devido a uma desesperança que sinto com relação a muitas coisas, praticamente um rabugento. Estou mais medroso também, pois não consigo me desligar de questões que estão a minha volta, nas ruas, na sociedade, no futuro que por vezes parece tão concreto. Estou um pouco mais confuso, pois não consigo seguir caminhos simples em momentos e situações que demandam simplicidade, serenidade, até mesmo um pouco de abstração. Logo, acho que piorei um pouquinho nesses 12 meses! Talvez essa “piora” seja uma forma de evolução. Como dizem, o mundo evolui a cada dia.

De qualquer forma 2007 é uma incógnita, assim como o dia de amanhã, ou mesmo os próximos minutos. Por isso mesmo é intrigante. Teoricamente será o último ano de minha graduação atual na universidade, mas como existem algumas variantes e incertezas, não posso afirmar nada. Na teoria a prática é outra, como diria o ditado. Veremos…

Um lance interessante, nesse fim de 2006, foi esse blog. Há tempos que alimentava o desejo que ter um espaço para expor minhas “ideotas”, meus pensamentos. Na verdade começou com um interesse meu de disponibilizar e/ou indicar materiais de interesse acadêmico, mais especificamente ligados a Arquivologia, mas também Filosofia, Ciências Sociais e História Social. Mas o rumo natural que o espaço tomou foi de exposição de idéias gerais, comentários mais gerais ainda, abordagens de aspecto político, críticas, enfim, generalidades. Espero, em 2007, manter certa freqüência de postagens. Existem muitos assuntos que gostaria de abordar, mas preciso estudar mais. Um deles é o massacre de Ruanda. Outro seria a questão do estágio nos cursos de graduação. Além desses, gostaria de escrever, de expor meus pensamentos com relação a questões, específicas ou não, relacionadas a assuntos gerais como educação, política, a importância do conhecimento, literatura, filosofia, racismo, informação social… São tantos! Me cobrem isso! E me ajudem!

Eu vivo dizendo que quero paz, não é? O filósofo e matemático britânico Whitehead, já falecido, dizia que paz é um conceito metafísico e seria “a harmonia das harmonias que aplaca a turbulência destrutiva e completa a civilização”. E é isso o que exatamente eu desejo a todos: Paz! Paz interior, nas relações interpessoais, na família, no trabalho. Paz

Um feliz próximo ano… sempre!

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...