sexta-feira, janeiro 12, 2007

O que esperar?

Mais um ano começou. Repeteco de Lula, Cabral com todo o gás, Chaves cheio de idéias, Bush sem previsão de tomar jeito e o mundo se ligando cada vez no resultado de décadas de degradação ao meio ambiente. A Terra está “bombando”! Ah, e um ano sem Saddan, a não ser por suas imagens um tanto polêmicas e chocantes captadas por seus carrascos com um celular, símbolo do mundo globalizado.

Mas o que esperar desde 2007? Uma amiga pergunta: “Are you ready for 2007?” Sinceramente não sei se estou preparado. Mas o negócio é deixar rolar, como diz o samba cantado por Zeca Pagodinho.

Espero que o Lula faça um bom governo, trabalhando pelo desenvolvimento real do Brasil. Com políticas públicas consistentes visando o bem comum. Espero que o Sérgio Cabral mantenha esse gás das primeiras duas semanas durante toda sua gestão. Desse terceiro tempo Chavista eu não sei o que esperar. Apenas fico curioso para saber o resultado dessa linha (um tanto torta) socialista/democrático-tirana que ele segue. Vejam que já começou, mascarando como política de Estado a não renovação de concessão para um canal de TV que não o apóia. Bush? Ah, esse eu espero que se junte a Saddan o quanto antes. Posso estar enganado, mas acho que o mundo não precisa de uma pessoa dessas.

Por fim… o clima. É impressionante mesmo, o assunto é quente. Nos últimos dias o que mais aparece nos telejornais são reportagens alarmantes sobre as mudanças climáticas no Planeta. Algumas dizem que é um processo irreversível. Outras, considerando o fato de que a camada de ozônio se recupera, exibem exemplos de políticas, iniciativas e projetos no sentido de minimizar os danos causados e adotar medidas que visam diminuir a degradação ambiental e a emissão de gazes.

Uma dessas medidas está acontecendo em Londres. A política de incentivo ao uso de carros elétricos na cidade inclui: isenção do pedágio para circulação no perímetro urbano (aproximadamente 30 Reais) e estacionamento gratuito. Bacana, não acha? Outra é uma lei na Espanha obrigando todas as residências com mais de 150m2 a se equiparem com painéis de aquecimento solar.

O Brasil, neste sentido, é um privilegiado. Muito Sol, vento e vasto território. Energia Solar, Eólica e Biodiesel pra dar vender!

Quanto a questão inicial… “Are YOU ready for 2007?”

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...