segunda-feira, dezembro 11, 2006

Casa de ferreiro, espeto de páu


Estava lendo umas matérias sobre a questão do Sistema Brasileiro de TV Digital e lembrei de uma visita técnica que fiz ao CEDOC/Funarte quanto estava fazendo um trabalho da faculdade. Numa conversa com a responsável pelo setor de biblioteca eu perguntei se o pessoal do CCPF/Funarte de alguma forma atuava nos acervos fotográficos do CEDOC. Bem, com minha falta de didática acabo por falar sobre muitas coisas diferentes para chegar numa única idéia, por isso, acho legal esclarecer pelo menos as siglas. CEDOC é o Centro de Documentação e Informação da Funarte (Fundação Nacional de Arte) e abriga um acervo variado e grandioso sobre a atividade artística e cultural do Brasil (incluindo aí um grande acervo fotográfico). Já o CCPF é o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da mesma instituição. Este último, por sua vez, é reconhecido internacionalmente por seu trabalho, indicado na sigla.
Para minha surpresa (ou não), me foi dito que o CCPF não tinha atuação alguma junto ao CEDOC. Vejam: um acervo fotográfico incrível, que necessita de cuidados técnicos para sua preservação, não conta com o conhecimento de setor da mesma instituição para isso. É exemplo claro de falta de integração (isso para não pegar pesado).
As ditas matérias (1, 2) sobre a TV Digital dizem um pouco isso. Produz-se conhecimento nas universidades públicas brasileiras, que levam em consideração as particularidades gerais de nosso país e o governo escolhe o padrão Japonês ignorando todo aquele conhecimento. Joga no lixo a dedicação de estudiosos e seus trabalhos, financiados com dinheiro público. Com isso a escolha fica numa negociação entre governo e emissoras.
Se pesquisarem um pouco sobre o assunto verão muitas referências, mas o que me levou a fazer essa conexão é justamente a falta de integração que vejo.
Existem outros exemplos clássicos (pelo menos para mim): 1) uma universidade com curso superior de Arquivologia que não aproveita esse "know-how" na própria instituição. 2) o mesmo vale se pensarmos que a mesma universidade possui curso de biblioteconomia. 3) a mesma universidade possui curso na área de computação e o site da universidade é dos mais precários que já vi. E por aí vai...
Não sei se é politicagem ou pura falta de bom senso. Burrice? Sei lá. Má vontade? Talvez. O fato que é esse quadro contribui para manter o país nessa situação.
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído" - Confúcio

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...