sábado, junho 27, 2009

Reeditem História Geral da África!

Há pouco mais de duas décadas, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou a coleção História Geral da África (General History of Africa). São oito volumes, tendo a direção do primeiro sido coordenada pelo grande professor Joseph Ki-Zerbo. Com certeza, em seu conjunto, a obra é uma das mais importantes já publicadas sobre o continente africano.

No Brasil, a UNESCO se associou à Editora Ática, hoje pertencente ao grupo Abril, para lançamento da coleção em nosso idioma. Isso muito antes de termos uma Lei federal (10.639) que seria mais do que incentivo para publicação de tal obra.

Tomei conhecimento da coleção numa de minhas pesquisas sobre o continente africano. Adquiri os volumes I e II num sebo do Centro do Rio, ambos em inglês. Pouco depois é que tive conhecimento da edição em parceria com a Ática. Na busca no site da editora, somente um volume é encontrado, e está indisponível. Na busca pelos sebos (Estante Virtual), me listam sempre as edições I e II, porém, com preços variando de R$ 85 a R$ 400. Isso mostra como a tiragem foi pequena. São raros.

Não será um ato de bondade ou incentivo à educação que levará uma editora desse porte a editar um livro. Ela tem de lucrar, em primeiro lugar. Mas o fato é que o incentivo comercial está posto, é evidente. Existe carência de publicações e, com a Lei despertando interesses diversos (acadêmicos ou não), é incompreensível que ainda não reeditaram a coleção.

Já escrevi para a Editora através do “fale conosco” do site, mas ainda não recebi resposta. O e-mail da editora é editora@atica.com.br. Essa informação (o e-mail) não é secreta, uma vez que consta do site da Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros), da qual a Ática é associada, para quem quiser ver.

Não sou o primeiro a relatar esse que considero um absurdo. O jornal online Irohin, em 2007, já trazia uma matéria sobre a publicação, onde considerava como desastre o fato de ainda não terem reeditado a coleção.

Por isso, gostaria de conclamar a todos os que têm interesse numa reedição da obra para que escrevam a Editora Ática fazendo esse pedido: Por favor, reeditem História Geral da África! Talvez eles acordem.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...