sexta-feira, junho 19, 2009

Petro Blog

Quando recebi a mensagem informando da estréia da Petrobras no mundo dos blogs, fiquei curioso. Logo na primeira semana, com a repercussão de reportagens - expostas no blog de maneira mais ampla do que normalmente tornam-se disponíveis, isto é, a matéria "bruta" e a "lapidada" pelo jornalistas - eu, sinceramente, fiquei com um pé atrás sobre o que esse novo canal de comunicação da empresa traria. Continuo, claro, com um pé atrás, desconfio. Um grupo tão poderoso social, política e economicamente, a nível transnacional, pois tem o petróleo como carro-chefe, mantem seus segredos, tem suas táticas. Eles não dão ponto sem nó, não são inocentes ou bobos. E espero que não me considerem como tal a ponto de acreditar que é tudo pela "transperência". Mas é um passo para a transparência, e um passo importante.

O artigo abaixo, de Ladislau Dowbor, publicado recentemente no Jornal do Brasil, permite que reflitamos sobre essa questão do blog, sem o calor quase imposto pela grande mídia.



Uma coisa é certa, devemos ficar atentos (ou ignorar tudo, por completo... tem seu lado bom) para não cair na armadilha dos que amam a Petrobras, nem na arapuca dos que a odeiam. Fundamentalismos ideológicos, generalizações e um toque de etnocentrismo disciplinar (ou o jornalismo como se conhece ou a liberdade de uma empresa fazer o que quer com a informação que produz ou co-produz) constitui, recorrendo a Bachelard, obstáculo epistemológico.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...