sábado, junho 27, 2009

O paradoxo de Chaves

Há alguns dias li um texto de Carlos Machado Allison no venezuelano El Universal sobre a política alimentar de Chaves. Traçava o paradoxo que existe entre as ações do governo venezuelano no que se refere a uma política de soberania alimentar. O subtítulo do texto ("Por encima del socialismo del siglo XXI, se encuentra el pragmatismo del siglo XX") ilustra bem o que está acontecendo na Venezuela.

Segundo o autor, o governo venezuelano busca o que chama de uma soberania alimentar pela via mais simples, com importações (a troco de abundantes petrodólares - PDVSA), e não pelo caminho mais longo (e complexo) que seria com a produção nacional. Com o governo subsidiando a alimentação, aumenta-se o número de consumidores (e eleitores) sem proporcional crescimento de produtores. Allison ilustra o pragmatismo com o fato de o governo venezuelano ter dado mais poder ao Ministério da Alimentação do que ao Ministério da Agricultura e Terras.

A política insustentável a médio e longo prazo, exposta no texto publicado no El Universal, vai ao encontro de uma matéria publicada anteontem no Estadão: "Crise e escassez levam Chávez a subir preços tabelados em até 147%".

Causa e efeito. Pura e simplesmente.

2 comentários:

Rafael Passos disse...

Cara, Vc, depois deste post, vc é inimigo número um do " Gobierno bolivariano "... rsrs

Na verdade, muito interessante o assunto debatido no seu blog, não adianta governos ainda tentam fazer a política do "pão e circo", e as pessoas aceitam com maior facilidade, principalmente, nesse mundo pobre que vivemos, quebrado, falido, é fácil controlar uma massa faminta em tempo de crise e escassez, parabéns pela iniciativa e postura, temos que combater o " pão e circo " e o autoritarismo misturado com ditadura

Rafael Passos disse...

Alex escrevi com alguns erros de digitação, o texto que eu queria era esse

Cara, Vc, depois deste post é inimigo número um do " Gobierno bolivariano "... rsrs

Na verdade, muito interessante o assunto debatido no seu blog, não adianta, governos ainda tentam fazer a política do "pão e circo", e as pessoas aceitam com a maior facilidade, principalmente, nesse mundo pobre que vivemos, quebrado, falido.É fácil controlar uma massa faminta em tempo de crise e escassez, parabéns pela iniciativa e postura. Temos que combater o " pão e circo " e o autoritarismo misturado com ditadura!!

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...