segunda-feira, maio 28, 2007

Raízes Afro-Brasileiras

A BBC lançou hoje o especial Raízes Afro-Brasileiras, que traça o perfil genético de nove brasileiros famosos de origem africana. Clique aqui.

Muito interessante o trabalho e o material disponibilizado no site da BBC, complementando a pesquisa, também bastante é rico. Existe inclusive outro especial, Escravidão.

Neste, o legado da escravidão é analisado à luz de fatos e notícias bem atuais, como, por exemplo, o ainda presente trabalho escravo nas propriedades rurais do Brasil e o combate a essa “prática”, assim como os entraves legais e logísticos; a declaração da Ministra do SEPPIR, Matilde Ribeiro; o tráfico de mulheres; a escravidão de crianças no ápice do período escravista, algo que eu desconhecia até o momento.

Outro ponto impressionante são as imagens doadas ao Real Museu Naval da Grã-Bretanha pela família de um marinheiro britânico que fazia parte da tripulação de um navio de combate ao tráfico de escravos. Um exemplo é a foto de um ferreiro que rompe as correntes que prendem um africano, de 1907. Clique aqui .

Com a nova pesquisa, surgirão novas abordagens, argumentos, opiniões, mais debates. A polêmica também terá seu lugar, isto é certo. Mas é tudo muito bom. O importante é não silenciar para um assunto, a meu ver, tão significante. E fica a esperança de que o conhecimento obtido ajude a reaproximar o Brasil e a África. Parabéns BBC!

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...