quarta-feira, março 28, 2007

Declarações polêmicas (2)

Parece que resolvemos, de uma forma ou de outra, "tocar na ferida". As declações da Ministra da SEPPIR Matilde Riberto e do Vice-presidente Alencar, pelo visto, tiveram um resultado bom: a reflexão.

Agora pouco li uma matéria sobre o incêndio criminoso no alojamento de estudantes africanos na UnB. A notícia em si pode parecer algo sobre mais um crime fruto da rebeldia de alguns universitários, o que por si só já seria lamentável. Mas traz algumas questões relacionadas a declaração da Ministra que penso serem importantes. Além, é claro, de declaração do próprio reitor, Timothy Mulholland, quanto a questão racial na universidade e na sociedade.

Fatos e acontecimentos como esse, nas palavras do antropólogo João Batista Borges Pereira (USP), desmascaram a ilusão de uma democracia racial. Será que o Vice já leu meu blog?

A discussão é boa. A crítica é necessária. A reflexão é essencial. A ação é consequência. Lendo a matéria é sempre bom ver os comentários (coisa rara aqui no blog, não sei por quê). Nos comentários da matéria principal e das relacionadas, podemos ver que, pelo menos ali, as pessoas externam suas opiniões, angústias, suas revoltas, críticas. Ali, gritam o que silenciam no dia-a-dia. É uma leitura, no mínimo, interessante.

Caberia naquele espaço um link para a campanha Diálogos Contra o Racismo.


Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...