domingo, junho 01, 2008

A criança em seu mundo

Estava eu procurando produções desse grande filósofo e educador que é o professor Mário Sérgio Cortella e eis que me deparo com um vídeo de uma palestra sua. O título é A crinça em seu mundo e foi exibida no programa Café Filosófico, produção da TV Cultura e hoje disponível na Internet.

Considero uma palestra das mais importantes, não só para educadores, seu foco, mas para todas as pessoas, independente de terem ou não filhos, para que pensem de forma mais aprofundada sobre o que vivemos e estamos construindo. Lembrando que somos produtos e, também, produtores de nossa sociedade, daí a grande responsabilidade que não pode ser delegada tão somente à políticas de Estado quando se fala em educação.

Recentemente escrevi algo sobre o papel da televisão, com seu desserviço à educação. Também escrevi sobre a intenção bastante aplaudida do governo em por internet em todas as escolas - quando vemos que existem escolas que não possuem o básico - como se o acesso à rede fosse a salvação da lavoura (*). Assim com o já refleti aqui sobre a ignorância ser uma política de Estado, tendo em vista essas políticas imbecis e imbecilizantes. Mas essa palestra, feita para educadores, vai além da crítica aos governos. Traz para as relações pessoais, que começam em casa, o papel fundamental na formação das pessoas. Detalhe de suma importância ao se pensar em "educar", "ensinar"... São questões simples, como poderão ver, mais que por vezes nem notamos e vamos contribuindo para a construção desse tipo de evolução às avessas, espécie de involução voluntária.

(*) À propósito, o professor escreveu recentemente um artigo onde comenta esse maravilhamento com a internet. Diz ele: "Informação é diferente de conhecimento. Por isso é uma armadilha, que hoje se utiliza em excesso, colocarmos, por exemplo, a internet como um grande meio de acesso ao conhecimento. Não é. A internet é um grande meio de acesso à informação. Transformar informação em conhecimento exige um passo adicional. A maior parte das pessoas se maravilha, com toda razão, com a internet porque ela é, sem dúvida, o mais brilhante e eficaz meio que nós dispomos para a repartição da informação. Mas de nada adianta você ter a internet como ferramenta se você não souber o que deseja, qual é o lugar onde você quer chegar." - O Conhecimento e o Sabor do Saber. DOM - Revista da Fundação Dom Cabral, v. JUN 08, p. 86-89, 2008. Clique aqui para baixar ou, caso não consiga, é só falar.

As palavras sempre bem colocadas de Cortella nos fazem refletir sobre questões das mais diversas em termos de educação, de formação pessoal, de futuro, de esperança, que como ele bem lembra citando seu mestre Paulo Freira, aqui não trata de uma esperança do verbo esperar, e sim do verbo esperançar.

De acordo com o educador Mário Sérgio Cortella, nós estamos sacando o futuro por antecipação. Significa que nós estamos gastando os meios que permitiriam a existência de próximas gerações. Segundo sua análise, nós anunciamos às crianças: Não haverá futuro, não haverá meio ambiente, não haverá segurança, não haverá trabalho. Vocês não têm presente!? A criança tem o mundo da imaginação, da poesia, da fábula, da infância, e muitas vezes, os adultos não conseguem entrar nesse mundo. Mas, segundo o próprio educador, é preciso criar relações mais próximas com as crianças e saber quais são as suas necessidades e desejos para que possamos formar cidadãos conscientes e atuantes. O programa traz ainda a participação da atriz Maria Luisa Mendonça que interpreta o poema "Verbo Ser", de Carlos Drummond de Andrade e texto de Carl Jung.



Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...