terça-feira, janeiro 16, 2007

Fé e dinheiro

Há alguns anos foi exibida reportagem sobre a Igreja Universal na qual os “pastores” eram vistos planejando a forma de atuação junto a seu rebanho, de forma a angariar (extorquir) mais dinheiro. Foram cenas deploráveis que mostravam canalhas rindo da cara dos “fiéis”. Se aproveitando da fé de pessoas, na maioria das vezes muito pobres, que deixavam de comprar mantimentos para suas casas em prol daquela Igreja.

Bem, tudo aquilo para meu espanto (ou não), não conseguiu abalar a tal instituição, hoje uma multinacional, concessionário de canal de televisão, com inúmeras filiais em todo o Brasil. O fato é que essa empresa só cresceu de lá pra cá.

Povo burro, ignorante? Acho que devemos refletir um pouco antes de externar esse pensamento. Às vezes tenho a impressão de que a burrice e a ignorância são políticas de Estado. O Estado ganha muito mais se o povo não contesta, não critica. Uma dessas políticas, que talvez eu aborde futuramente aqui nesse espaço, foi a extinção do ensino de filosofia e sociologia do ensino médio de escolas públicas há alguns anos. Mas recentemente parece que voltaram atrás, com a aprovação do Parecer 38/2006 do Conselho Nacional de Educação.

Mas voltando a tal instituição… Pelo visto ela fez escola. Recentemente podemos ver nos noticiários outra empresa, a Renascer, ou melhor, Fundação Renascer que, de acordo com seu site “é uma entidade de utilidade pública federal e municipal (decreto 36.101)” com sede em SP. Seus “diretores”, que usam o título de Apóstolo e Bispa estão presos nos EUA, onde têm uma filial. Uma das notícias, publicada por alguns jornais, diz que aceitam até doações com cartão de débito! Imaginem a cena: na hora da sacolinha aparece na sua frente uma máquina da Redeshop. É demais!

Veremos o que vem depois. Que seja melhor do que o que vemos hoje. Amém!

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...