quinta-feira, maio 01, 2008

Trocando uma idéia...

Esta postagem não terá um tema específico. Não tenho tido muito tempo para pesquisar, refletir, ler e escrever sobre muitos assuntos que me interessam. Mas gostaria pelo menos de comentar algumas notícias que pude ler rapidamente nos jornais ou assistir nos telejornais. Vamos lá.

O jatinho e a defesa

Já devem ter lido ou assistido algo sobre "passeio" do governador do Ceará à Europa, no qual alugou um jatinho e levou sua sogra e outros para o tur. Que é um absurdo, isso não tem discussão. Mas algo que me deixou perplexo foi a defesa do Luiz da Silva a esse tipo de gasto irresponsável do dinheiro público, num estado onde muitos carecem do básico. O mandatário de nosso querido país criticou a imprensa pela cobertura. Vejam isso! Agora a imprensa deve se calar diantes dos abusos dos funcionários públicos? Seria isso uma censura? No comentário de defesa, Luiz da Silva ainda diz que o governador tem feito coisas muito boas e a imprensa não cobre. Vejam mais essa. Se não me engano, a boa governança deve ser o normal, o esperado, o padrão, o básico, a obrigação do eleito para o cargo. Ele fala dessa não-cobertura como se as boas ações fossem algo extraordinário, e como tal, merecessem cobertura. As características ditatoriais se mostram, por vezes sem sutileza alguma.

Amy Nazário

O escândalo em que o jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno, se envolveu me faz refletir, sem conclusões, eu assumo, sobre a razão de pessoas tão bem sucedidas em suas carreiras jogarem tudo por água abaixo. Não se trata de preconceito com comportamentos sexuais pouco, digamos, ortodoxos, mas sim de desvios grotescos se comparado ao que a própria pessoa demonstra e vive perante aos demais. Noivo, com um filho de união passada, num processo de recuperação física que conta com apoio e expectativa de seus torcedores, e de repente tem sua vida estraçalhada, ou melhor, estraçalha a própria vida. O caso me fez lembrar Amy Winehouse, cantora com talento indiscutível, elogiada por seu ritmo e voz, que parece ter visto nas drogas e em relacionamentos e comportamentos idiotas o caminho para um destino nada glorioso. Como Amy e Ronaldo, outros, não apenas nos esportes e no meio artístico, seguiram caminho parecido. Recordo-me de uma novela que mostrava, por vezes de forma caricata, a cultura islâmica. Umas das expressões proverbiais usadas era “Alá te proteja de ti”. É verdade. Nós, na maioria das vezes, somos nossos próprios carrascos. Que Alá [da maneira como você o concebe] nos proteja de nós mesmos!

Por que somente agora?

Vemos esses dias que um grupo contrário ao sistema de cotas raciais levou ao STF um manifesto onde expõem as razões que os levam a crer ser prejudicial à sociedade essa forma de ação afirmativa. Uma das pessoas usou o velho argumento, correto, digas-se de passagem, de que o caminho seria o investimento na educação de base. Outros dizem que as cotas são injustas uma vez que o impedimento ao ingresso se dá em razão de renda e não de raça, justificativa que também tem um pouco de verdade, porém, seria mais verídica ainda se a proporção de negros e não-negros pobres fosse a mesma; o que, neste amado país tropical seria uma mentira dizer. A entrega do manifesto ao presidente do STF, contou com participação não apenas de afro-brasileiros. A postura contrária às cotas não é algo isolado racialmente. A discussão é saudável e espero que o STF analise bem o documento, as justificativas. Mas uma coisa me intriga. Se a questão da exclusão se deve a fatores financeiros ou mesmo devido à fraca educação básica (que conta com uma política de ignorância impelida pelo Estado brasileiro ao longo de anos) por que somente agora o manifesto? Por que somente agora, quando se propõem ou se aplicam políticas de ações-afirmativas que, embora não com exclusividade, têm o negro como objeto a ser incluído? Por que somente agora quando o negro se torna o principal beneficiário? Será que somente agora se construiu o abismo social? Será que somente agora a educação de base foi abandonada pelo Estado? É mesmo intrigante!

2 comentários:

Unknown disse...

Amy NAzário... realmente suas considerações são propícias em ambos os casos!

Unknown disse...

Agora por favor... deixa os negros em paz e vão pegar um pouco no pé do mameluco rsrsrsr

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...