sexta-feira, outubro 02, 2009

Zé Peixe e outro lado da($) moeda($)

Hoje uma amiga me enviou um vídeo de uma reportagem exibida no Jornal Nacional, pelo visto, há aproximadamente uma década. Conta a história do sergipano José Martins Ribeiro Nunes, o Zé Peixe. Pesquisem no Google, as referências são muitas. Mas, vamos ao vídeo.

Zé Peixe atuava como Prático (profissional que atua no atracamento do navio, guiando-o ao entrar num porto) em Aracaju. O que me chamou atenção foi a simplicidade, não apenas da pessoa, mas também de seu lar. Um lugar humilde. O interesse veio com uma lembrança de um comentário feito por um amigo, sócio de uma empresa de navegação, que numa conversa me falou sobre esse tipo de profissional. E o quanto era o salário.

À época não acreditei, mas hoje, vendo o vídeo, resolvi pesquisar. Encontrei algumas referências que ratificam a informação desse meu amigo. É impressionante.

Salário de prático passa de R$ 100 mil por mês
DPC confirma Concurso para Prático, com salários até R$ 130 mil por mês
Profissão: prático, salário: R$ 100 mil
Práticos de Santos ganham até R$ 200 mil

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...