segunda-feira, outubro 19, 2009

Em nome do conhecimento
Em nome do aprendizado
Em nome do esclarecimento

A propósito de recente postagem entitulada Me prendam!, onde faço uma crítica às ações do MST, gostaria de indicar um texto de Mauro Santayana, publicado em 14/10/2009 no Jornal do Brasil. Clique aqui para ler A CPI do MST e as terras roubadas.

O texto me foi enviado por uma amiga, colega de trabalho e blogueira e ajuda a colocar meus pés no chão. Além disso, me faz lembrar as excelentes aulas de Teoria da História, ministrada por uma grande professora. Naquelas aulas iniciais, preparatórias não apenas para os densos debates que estavam por vir, mas também para a vida, tive contato "formalmente" com os Obstáculos Epistemológicos. Hoje, lendo o texto enviado pela também professora e agora blogueira, tenho a oportunidade de criticar o que escrevo, e pensar no que penso. Realismo ingênuo, credulidade, dogmatismo e certo preconceito. Esses foram alguns dos obstáculos ao saber, à verdade, que poderemos ver no meu texto. Mas não me prendam por isso. Até porque não incorri, como poderão ver, nas generalizações assistemáticas, outro obstáculo.

Ainda acho, porém, e talvez concordem, que certas ações de movimentos sociais estão impregnadas do mal que combatem. Entretanto, de maneira alguma devemos olhar os "episódios isolados" e construir o todo.

Lendo, relendo e revendo tudo que li e o pouco que escrevi, só me resta terminar esta postagem como terminei a outra a que me referi no início. "Tem alguma coisa muito errada nessa história toda!"



A imagem que ilustra essa postagem é o símbolo Adinkra
Nea Onnim No Sua A, Ohu que significa Aquele que não
tem conhecimento, poderá obtê-lo com o aprendizado.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...