segunda-feira, outubro 28, 2013

Uma década de bolsa

O programa Bolsa Família completa 10 anos. O benefício cresceu, e sem controle. Quando penso no objetivo do programa, sinceramente, não me coloco contra. Uma "transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país"... Um país tão rico e ainda possui cidadãos em condição de extrema pobreza! É preciso fazer algo, e urgente.

Mas esse imediatismo natural numa situação tão grave, tão crítica, tão triste, não nos pode cegar, não pode turvar nossa visão para o que é óbvio.

Existem pessoas na minha família que são beneficiárias do Bolsa Família. Não posso dizer que é algo que me faz ter orgulho. Já vivi situações difíceis e sei o quão pode ser significante esse benefício para algumas famílias.

Mas também sei o quanto algo aparentemente tão bom pode ser deturpado. Acomodação. Apatia. Ignorância sobre o real significado de um programa como este. Uso impróprio (acreditem ou não, mas existem casos de uso de parte do benefício para o dízimo de algumas Igrejas!). 

A bolsa, em muitos casos, parece que se integrou de tal maneira a vida das pessoas, e de maneira tão perniciosa que nos faz refletir sobre até que ponto o auxílio vira uma armadilha.

Quando se discute o fato de pessoas estarem a tantos anos "presas", "dependentes" do benefício, o governo parece minimizar. E aí começam com a velha ladainha de que quem crítica está contra os pobres, contra o país, blábláblá. Pura estupidez, pura idiotice. Mas, infelizmente, ganha crédito.

Eu uso as ferramentas de transparência. Pesquiso e reflito sobre os dados e as informações que consigo em diferentes fontes. E recentemente pesquisei sobre o Bolsa Família em Mesquita.

Alguns dados:
Em 2010, a população de Mesquita era de 168376 pessoas, segundo o IBGE. Neste mesmo ano, segundo informações do Portal Transparência, o número de beneficiários do Bolsa Família foi de 10208.
Em 2013, a população estimada para Mesquita é de 170185 pessoas, também segundo o IBGE. E segundo o Portal Transparência, o número de beneficiários do Bolsa Família é de 11976.
A primeira coisa que se observa é que tanto a população como o número de beneficiários do programa aumentou. Mas...
De 2010 para 2013, a cidade de Mesquita ganhou 1809 habitantes. Um aumento de aproximadamente 1%
No mesmo período, o número de beneficiários do Bolsa Família aumentou em 1768. Um aumento de  aproximadamente 17,3%.

Esses são os números. Alguns deles.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...