sábado, julho 04, 2009

Deve haver uma segunda opinião

Nos últimos dias tenho lido e assistido muitas reportagens sobre o "golpe" em Honduras. A deposição, por militares, de um presidente eleito democraticamente gerou críticas e até ameaças de intervenção internacional. Algo que me intrigou, desde o início, foi a postura do presidente venezuelano. Eu realmente não consigo acreditar nesse cara. Como diria minha cunhada, eu "peguei abuso dele".

Se Chaves se mostra tão indignado com uma coisa, neste caso a deposição ou "golpe", alguma coisa existe além do que é amplamente noticiado. E não deu outra. A primeira coisa que ficou clara é a intervenção do presidente venezuelano. Ele gosta de confusão e, pelo que se sabe, quer ampliar sua filosofia bolivariana para além das fronteiras de seu país.

Outra coisa que só fui saber depois, tem relação com a Constituição hondurenha. Pelo visto, o presidente eleito democraticamente, não estava contente com o texto que jurou seguir e defender. E, com vistas a uma reeleição não prevista no texto, queria convocar plebiscito para tentar ficar no poder. Isso é apenas um resumo da coisa.

A intenção é indicar matérias e textos que vão além das primeiras páginas dos jornais e nos dão uma idéia do que realmente está acontecendo em Honduras.

Tristes trópicos - Roberto Fendt
Honduras Defends Its Democracy - Mary Anastasia O'Grady
Constituição de Honduras

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...