quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Eu em Sampa


Intelectual, profissional, sentimental, emocional… gastronômico e etílico. Já entenderão.

É isso aí. Estive em São Paulo. Gosto daquela cidade e, depois de algum tempo, retornei. Semana passada. Viagem curta. De ônibus. Rio-Sampa segunda à tarde, Sampa-Rio na madrugada de quarta chegando aqui pela manhã.

O objetivo: treinamento de ECM Practitioner. Comecemos por isso. Excelente localização em plena Avenida Paulista. Estrutura ótima. Turma diversa e com atuação na área. Um ótimo networking. Instrutor reconhecido internacionalmente e com ótima didática e senso de humor. Nota 10, perfeito. Sobre o treinamento especificamente creio que cabe um post separado. Logo, por enquanto, é só. De qualquer modo, esse treinamento (com um custo considerável) representa muito no que diz repeito a minha formação, principalmente se considerar que poderei obter uma certificação internacional na área da informação. Intelectual, profissional!

Tinha outras duas intenções com essa viagem. A primeira era de rever velhos colegas. Quando se trabalha numa mesma empresa por mais de uma década, cria-se uma empatia. E foi um bom reencontro. As coisas seguiram seus caminhos, estão todos bem à sua maneira. E, considerando que não os via há, pelo menos, cinco anos, foi interessante também para fazer uma recapitulação de minha própria vida enquanto profissional, colega de trabalho. Pode parecer pieguice, mas hoje não vejo como um exagero dizer que o ambiente de trabalho (rotina, colegas, erros e acertos…) faz parte na nossa história de vida. Foram mais de dez anos de convivência que fazem parte do que eu sou hoje, não apenas como profissional, mas como pessoa. Sentimental, emocional!

São Paulo é uma cidade onde não faltam opções. A Avenida Paulista é um lugar realmente incrível, com toda aquela diversidade, a correria, a modernidade, a cultura. É uma região que me encanta. Mas, eu tinha outros objetivos e, por isso, encarei o metrô paulistano na hora do rush. Depois de uma caminhada para passar o tempo, desci na estação Consolação pouco antes das sete da noite. Uma multidão seguindo para o descanso do lar. Consegui um mapa com um funcionário do metrô e comecei a estudar qual rumo tomar, pois o destino ficava longe dali e era a primeira vez que me aventurava naquela região. A melhor opção foi a linha Amarela (a mais nova, creio eu). Nunca vi tanta gente seguindo para o mesmo local. Não me intimidei. Poucas estações até uma que integrasse com outra linha, a Azul. Estação da Luz. Já em no outro metrô eu segui até a estação final, Tucuruvi. Para temperar esse mergulho no cotidiano paulistano, houve um problema na linha e o metrô parou durante um bom tempo e, quando seguia, era numa velocidade bem baixa. O metrô de Sampa funciona muito bem, ainda mais considerando tanta demanda, e o problema, claro, foi algo extraordinário que coincidiu com minha aventura pós-treinamento.

Chegando ao fim da linha, estação Tucuruvi, saio, atravesso a rua e tomo um táxi  Em dez minutos estou no destino. Restaurante Mocotó!

O restaurante foi tema de uma reportagem na televisão há alguns meses. Com uma história muito interessante (leiam no site) e uma gastronomia prá lá de atraente, passou a ser meu sonho de consumo. Este, pelo menos, eu pude realizar. E me realizar. Chegando, o primeiro passo foi conseguir uma mesa. Estava lotado. O atendente anotou meu nome e fui para o balcão. Pedi uma cerveja para esperar pacientemente uma vaga. Não demorou muito. Me indicaram o lugar, sentei e passei a estudar o cardápio. Na verdade já conhecia, tanto da reportagem como de algumas visitas no site. Mas do balcão até aquele momento eu não deixei de analisar os pedidos dos demais clientes. Resolvi começar com o carro-chefe: o mocotó. Simplesmente incrível. Apresentação, cheiro, sabor. Perfeito.

Nesse ponto, aproveitei para atingir outro objetivo. E, claro, incrementar o paladar. Pedi uma cachaça. Não uma simples cachaça, mas uma WeberHaus. Eleita a melhor do Brasil num ranking de 2012. O pedido certo, no lugar certo. Não me arrependi.

A degustação não terminou com o mocotó. Não resisti em provar o bolinho de abóbora com carne-seca. Depois pedi uma carne-de-sol assada que é servida com manteiga-de-garrafa, alho assado, pimenta biquinho e chips de mandioca. Sim, cometi o pecado da gula. Mas foi um pecado delicioso a cada mordida. E claro, outra cerveja foi pedida, assim como outra dose de Weber Haus. Gastronômico, etílico!

A noite no restaurante Mocotó fechou com um delicioso sorvete de rapadura.

Já satisfeito, pedi três coisas ao garçom. Uma garrafa de Weber Haus (não encontrei aqui no Rio), a conta e um táxi.

Conta paga, cachaça acondicionada (no paladar, no organismo e na bolsa), subi no táxi e segui para a Rodoviária do Tietê. Sampa-Rio em ônibus leito pela madrugada.

Resumo: ótima viagem e objetivos atingidos com sucesso.

2 comentários:

Anônimo disse...

alωaуѕ і useԁ to read smaller
posts whіch aѕ well сleaг their motive, and that is also happening ωith this paгagгaph whiсh I am reading at this time.


my web page ... http://www.sfgate.com

Anônimo disse...

You can cеrtainly seе уour expertise within thе work you write.
The aгеnа hoρes for more ρassionate
writers such aѕ you who aren't afraid to say how they believe. Always go after your heart.

Feel free to visit my web blog :: http://wadmet.com/
Also see my website > http://wiki.royaltyremains.com/index.php?title=Make_Big_Financial_savings_And_V2_Ecig

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...