sábado, maio 14, 2011

O dia seguinte

Há alguns anos escrevi um texto sobre esta data. Leia aqui. O quatorze de maio, de 1888 e anos seguintes... até hoje, mais um quatorze de maio.

Lembrei hoje de ter visto uma foto antiga que exibia uma celebração (?) no Paço Imperial. Veja abaixo



Ao ver esse registro eu fico imaginando se foi feito algum do dia seguinte. É certo que, considerando as dificuldades na difusão da informação em 1888, o acontecimento tenha levado algumas semanas (ou meses) para percorrer todo um país de dimensões continentais.

As vezes tenho a impressão de que tal informação ainda não foi absorvida por todos. Talvez, assim como tantas outras leis, aquela cuja assinatura foi tão festejada, "não pegou".

Obs.: A quem interessar possa, a PEC-00438/2001 ainda está correndo de mão em mão na Câmara dos ilustres deputados. Ela "estabelece a pena de perdimento da gleba onde for constatada a exploração de trabalho escravo (expropriação de terras), revertendo a área ao assentamento dos colonos que já trabalhavam na respectiva gleba."

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...